sexta-feira, 14 de outubro de 2016


Viajando pela Cidade de Goiás


Há 124 quilômetros da capital do estado de Goiás com uma população estimada em 24 mil habitantes, chegar à Cidade de Goiás é voltar 200 anos na história, lugar conhecido como o mais charmoso do estado de Goiás. Considerada patrimônio histórico-cultural pela UNESCO em 2001, a cidade é de um grande potencial turístico, recebendo por ano milhares de turistas brasileiros e estrangeiros.

            Percorrer aquelas ruelas com os seus casarões interligados uns aos outros e com suas fachadas coloridas é uma experiência única. Andar pela cidade e ver portas abertas, olhar pessoas descansando sentadas em uma cadeira de balanço faz com que percebamos o quanto a população é receptiva.
                                          Foto: Yohanna Santos

           Suas ruas de pedras desalinhadas, com vielas, becos e ladeiras, nos remetem a um local de muita paz e serenidade. Saber da história, quem morou ali, o significado de cada local visitado e retratá-lo através de imagens que ficarão guardadas e memorizadas para sempre em nossa mente, faz com que conhecer Goiás seja muito bom. Sempre com uma câmera em mãos o que não faltam são opções.
            Quem gosta de ver lindos artesanatos esculpidos pelas mãos de artesãos da própria cidade está no lugar certo. Em cada esquina casas que cederam alguns de seus cômodos para abrigar os famosos artesanatos e doces feitos por moradores da região, através da Associação das Artesãs de Goiás, passados de geração a geração.
                                          Foto: Yohanna Santos

Passeando um pouco mais pela bela e histórica cidade não poderíamos deixar de visitarmos a Igreja do Rosário com sua imensa torre. Construída em 1934 suas paredes internas ostentam pinturas e murais feitos pelo religioso Frei Confalonne, percebe-se então o seu estilo barroco colonial.
                              Foto: Yohanna Santos

Outra pedida é conhecer a Praça do Coreto, no centro da cidade, onde os turistas se reúnem para experimentar os mais variados tipos de sorvetes e picolés de frutos típicos do cerrado.
                                          Foto: Yohanna Santos

           Logo na entrada da cidade está a Casa Velha da Ponte às margens do Rio Vermelho, onde vivia a poetisa Cora Coralina, conhecida pelos seus inúmeros versos sobre a cidade. Hoje, transformada em um museu, guarda acervos de seus livros e objetos de uso pessoal da poetisa, sendo, portanto, mais um dos locais atraentes para visitantes.


Além disso, não poderíamos deixar de falar sobre o Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental (FICA) que acontece todos os anos. E mais uma vez este ano a cidade é palco deste maravilhoso evento. Turistas chegam de todos os lugares atraídos pela décima oitava edição do festival, com 6 mostras de cinemas nacionais e internacionais, fórum ambientais, debates com cineastas e mostras de fotografias.
                              Foto: Yohanna Santos
Goiás é isso, mistura de simplicidade com atualidade, gastar muito pouco e conhecer parte do Centro Oeste goiano através de suas belas cidades.
Faculdade Alves Faria
Yohanna Santos
5° Período

Nenhum comentário:

Postar um comentário