sexta-feira, 14 de outubro de 2016

Viva a liberdade

         O racismo é um assunto que sempre está em pauta. É o ato de discriminar alguém por causa da cor da pele. Para a Dançarina Elizete Miranda, o próximo tem que aprender a respeitar as diferenças. Com isso fica evidente que o mundo precisa mudar. Nesse sentido existem vários movimentos contra a discriminação.  Que conta com o apoio de toda a humanidade rico e pobre juntos pelo bem comum.
Cena do clipe formation

          A diva pop Beyoncé não hesitou em lançar seu mais novo sucesso Formation (Formação) que visa a liberdade negra, isso fica evidente quando ela canta esta frase “I just might be a black Bill Gates in the making” (Eu poderia ser Bill Gates negro em formação.) O lanchamento do clipe Formation (Formação) de Beyoncé “What happened at the New Orleans? Bicth, I´m back by popular demand” (O que aconteceu em Nova Orlearns? Vadia estou de volta pela demanda popular).
           Causou polêmica entre conservadores norte-americanos, por se tratar do empoderamento negro. O enraizamento do racismo na policia também é alvo no clipe no qual aborda a impunidade de vários assassinatos de negros em situações suspeitas. A música inicia com a voz de Massy Mya, ativista negro, que foi morto pela policia em Nova Orleans.
O clipe Formation também faz uma relação ao feminismo negro que tem como objetivo a liberdade da mulher negra. No Brasil esse movimento iniciou em 1970 a partir de uma forte demanda das mulheres negras feministas. A luta das mulheres negras vai além dos direitos iguais, elas buscam se libertar do peso da escravatura.

           Buscam nivelar seu lugar ao lugar das mulheres brancas. Ter direitos iguais tanto na mídia, no mercardo de trabalho, o lugar de vítima de violência sexual, e o protagonismo na maternidade.  Buscam igualdade dentro do seu próprio gênero. A Dançarina Elizete Miranda afirma que quando ela nasceu ela já era detentora do poder, o poder de fazer a diferença em um mundo racista “Quando danço afro é como se estivesse nas ruas gritando a favor dos meu irmão e irmãs. ”
Faculdade Alves Faria 
José Carlos Alves
4ºPeríodo

Nenhum comentário:

Postar um comentário